top of page

OSTEOPOROSE

A Osteoporose é uma doença que se caracteriza pela diminuição de massa óssea, com o desenvolvimento de ossos “frágeis”, tornando-os mais sujeitos a fraturas. Nesta fase, ela deixa de ser silenciosa e torna-se grave, além de potencialmente fatal.
O diagnóstico precoce da osteoporose  é feito pela medida da densidade óssea, através do exame da Densitometria Óssea. Esta é indicada para:

Osteoporose

 Homens
acima de 70 anos

⁃ Mulheres na pós menopausa (principalmente se não fizerem reposição hormonal já que o estrogênio mantém o equilíbrio entre ganho e perda de massa óssea) e homens acima de 50 anos que tenham fatores de risco à doença (raça caucasiana, história familiar positiva, tabagismo, etilismo,baixa ingestão de cálcio, baixo peso e sedentarismo); 
⁃  Adultos com fratura por fragilidade 
⁃  Adultos em uso de medicações que predisponham baixa massa óssea.
10.000.000 de brasileiros sofrem de osteoporose, sendo em sua maioria mulheres.
A prevenção da osteoporose deve iniciar-se na infância, através de uma alimentação saudável, com boa quantidade de alimentos ricos em cálcio (especialmente presente nos laticínios e nas verduras escuras) e com exposição solar para manter níveis adequados de vitamina D, além da prática de exercícios físicos, que colaboram para remodelamento ósseo.
Mesmo com todos estes cuidados, uma parte dos indivíduos vai ter osteoporose, pois a herança genética ainda não pode ser modificada. 
Já existem medicações eficazes e a adesão ao tratamento é o grande desafio ao manejo desta patologia.

 Mulheres
acima de 65 anos

PROCURE NOSSOS ESPECIALISTAS PARA UM MELHOR DIAGNÓSTICO 

bottom of page