top of page

Famosos com TOC

A principal característica do TOC (Transtorno Obsessivo-Compulsivo) é a presença de pensamentos impulsivos e obsessivos que obrigam o indivíduo a repetir certa ação.

A pessoa que sofre dessa doença acredita que a única forma de controlar os pensamentos e vontades impulsivas é realização das ações que são propostas, obedecendo cada critério e os instintos que perturbam. Essas atitudes se chamam compulsões, nas quais a própria pessoa cria regras que são extremamente rígidas. Muitas vezes isso é popularmente chamado de “mania”.

É um transtorno muito prevalente que pode acometer qualquer pessoa, sem discriminação alguma. Muitos famosos também sofrem desse mal e em entrevistas admitem buscar uma solução para amenizar os sintomas.


Os famosos que tem TOC:


Megan Fox

A atriz revelou que não consegue utilizar os talheres de lugares públicos, porque não suporta pensar na quantidade de bactérias que cada objeto possui.

Katy Perry

A cantora informou que possui TOC e que percebeu que seus sintomas pioram quando realiza algum show. Além de admitir sobre outras coisas que a incomodam desproporcionalmente como: maquiagens quebradas, pelos de animais de estimação e marcas de digitais nos óculos.

Penélope Cruz

A atriz Penélope confirmou que tem uma mistura de pensamentos de superstição e TOC. Ela diz que só percebeu pela “mania” de abrir e fechar a porta por diversas vezes.

Justin Timberlake

O cantor afirma que precisa observar tudo perfeitamente alinhado, e em sua geladeira os alimentos tem lugares específicos que seguem uma ordem determinada. Apesar do incomodo com a doença, ele diz que não o impede de viver e que tenta se controlar.



Cameron Diaz

Diaz possui o hábito de lavar as mãos várias vez ao dia e por isso não abre portas com elas – e sim com o cotovelo – desta forma não sentirá a necessidade de lavar novamente. A atriz também desenvolveu a ” mania” de limpar as maçanetas e portas antes de abrir.


Charlize Theron

A atriz sul-africana possui a mania de checar todas as gavetas e armários quando chega em algum local.

Daniel Radcliffe

O famoso ator britânico – que interpretou o personagem Harry Potter . Ele falou sobre a “mania” que possui desde os cinco anos; ele tende a repetir sussurrando cada frase que falava.

Roberto Carlos

O grande cantor brasileiro se encontra em constante tratamento. Ele relata que se incomodava com as pessoas vestindo preto, e que conseguiu se controlar para seus pensamentos não tomarem seu total controle.

O TOC é uma doença que pode atingir a qualquer um, em diversos níveis e ações. Os sintomas (repetitivos e sistemáticos) podem se manifestar em tamanha profundidade a ponto de controlar e prejudicar o convívio social, o desempenho acadêmico e a vida profissional.

Existem formas de cuidar e tratar do TOC. Tratamentos psicológicos e psiquiátricos promovem importante alívio para estes pacientes. O uso de fármacos pode ou não ser necessário a depender da intensidade dos sintomas.

Caso tenha se identificado com alguns destes relatos, procure ajuda.

139 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

TOC

bottom of page