Horário dos remédios
Uma questão muito relevante de qualquer tratamento medicamentoso é a disciplina com o uso dos fármacos.

O uso regular do medicamento influencia diretamente nos resultados. Cada fármaco exige uma periodicidade e horário específico para o uso o que pode inclusive determinar a percepção de alguns efeitos colaterais. Por exemplo o uso de bupropiona de noite pode causar insônia e por isso o recomendável é usar de manhã, já a amitriptilina se usada de dia causa lentidão e sonolência e por isso a orientação é usar de noite.
Outros fármacos podem exigir o uso com intervalos menores como por exemplo anticonvulsivante que pode necessitar tomada de 8 em 8 horas para garantir a boa cobertura do efeito.
Para auxiliar o paciente a se organizar existem vários aplicativos de celular que tocam um alarme programável conforme a prescrição médica. Um exemplo é o CUCO HEALTH que é muito prático. Para instalar basta você apontar a câmera no ícone abaixo:

Pode ser necessário escanear o código de barras do medicamento para ter acesso a todas as informações do aplicativo.
Sabemos que manter a disciplina com o uso dos fármacos é difícil, contudo é absolutamente fundamental instalar rotinas adequadas para que as orientações médicas sejam aplicadas corretamente.
O resultado de um tratamento não depende só do médico ou só do remédio, depende muito do paciente também!
Qualquer dúvida entre em contato com seu médico.
#saúdemental #psiquiatria #psicologia